google-site-verification: google0eef1004958cdb5b.html

Controle e prevenção de pulgas com Terra Diatomácea

Depois de saber sobre os perigos dos anti-pulgas químicos (post aqui), a solução foi procurar alternativas seguras e naturais para controlar as pulgas já que estas sempre aparecem e não podemos simplesmente ignorá-las.

PROBLEMAS DE SAÚDE CAUSADOS POR PULGAS

Dermatites, alergias, erupções cutâneas, infecções, feridas abertas, inflamação, anemia, dentre outros.Gatinhos filhotes são especialmente vulneráveis e propensos a anemia quando acontece a infestação.

TERRA DIATOMÁCEA(GRAU ALIMENTAR)

“O diatomito, também chamado de terra de diatomáceas, é uma rocha sedimentar biogênica que se forma pela deposição dos restos microscópicos das carapaças de algas diatomáceas em mares, lagoas e pântanos. Origina depósitos estratificados ou maciços.

Diatomáceas são algas unicelulares, microscópicas, plantônicas, cobertas por carapaça de sílica hidratada, ou seja, com a composição da opala. São principalmente marinhas, mas podem ocorrer também em lagoas de água doce.” Fonte CPRM

São muitos os usos da Terra Diatomácea mas para ser seguro para humanos e demais animais deve ser a Terra de GRAU ALIMENTAR OU FOOD GRADE e não a de filtração.É usada em cosméticos, é usada como fonte de sílica (tão importante para ossos, cartilagem e tendões), ajuda a controlar o colesterol, limpa o corpo de toxinas e é um pesticida natural.Fonte Global Healing Center

Como o assunto são gatos e pulgas, o foco é na propriedade de controle e prevenção de pulgas.

COMO USAR A TERRA DIATOMÁCEA

  • Você pode aplicar a Terra Diatomácea em todos os lugares que seu gato usa como cobertores, camas, e também na área externa como jardins. Basta polvilhar, esperar algumas horas e depois aspirar. NOTA: Eu fiz isso porém na hora de aspirar, acho que é porque o pó é muito fininho, este penetrou em todo o aspirador e o mesmo acabou parando de funcionar. Não utilizo mais dessa forma.Prefiro  só aspirar no mínimo 1 vez por semana e lavar tudo utilizando vinagre, afinal não adianta imunizar o gato se o ambiente estiver infestado.

 

  • Você pode fornecer 1/4 colher de chá para seu gato como suplemento alimentar pois vai promover uma limpeza interna de todos os parasitas e vermes, reforçar o sistema imunológico e melhorar a saúde das articulações.NOTA: Eu tentei mas qualquer coisa que não seja a ração minha gata recusa, então desisti.

 

  • Você pode passar no corpinho do gato.Mas cuidado, não faça se você ou o gato tiver problemas respiratórios ou de pele pois o pó é muito fino e pode irritar as vias respiratórias ou a pele.NOTA: Eu utilizo desta forma com todo o cuidado de ser em um ambiente arejado e com muita paciência pois deve ser feito devagar para não levantar muito pó. E não passe no focinho ou olhos. Apenas 1 vez ao mês para controle.Fonte: Healthy Pets.  Abaixo deixo um vídeo da aplicação da Terra Diatomácea em Hel. A Terra Diatomácea mata as pragas pois suas  conchas fossilizadas possuem pontas afiadas que perfuram o exoesqueleto da pulga, matando-a.

 

 OBSERVAÇÃO: Procure usar luvas e/ou máscara para manipular a Terra Diatomácea e cuidado com olhos e focinho do seu bichano.

Eu deixo de 1 dia para outro para fazer efeito e logo em seguida procedo com o banho como no post aqui.

OUTROS USOS DA TERRA DIATOMÁCEA

  • Eu também coloco uma 1/2 colher de chá junto à caixa de areia pois ajuda a reter o líquido e além disso elimina qualquer parasita que possa estar presente.Também ajuda a diminuir o odor das fezes.
  • A Sophia (cachorra do meu irmão),
    A Sophia foi adotada assim como Hel!!!

    também está sendo tratada com a Terra Diatomácea com a vantagem que ela ingere o produto.No caso dela é 1/2 colher de chá diariamente junto ao alimento. Na maioria das vezes colocamos com batata-doce que é a preferência dela.Foto abaixo:

Também passamos no corpinho da Sophia.O problema é que cachorros se sacodem e o pó então levanta com força!!!

RESULTADO

Meninas, cachorra e gatinha sem coceiras, sem alergias e muito mais calmas.

Comedouro e Bebedouro-Quais os materiais seguros para o seu gato 

É importante salientar que esse é apenas 1 dos cuidados que devemos ter para prevenir e controlar as pulgas.Na verdade é todo um processo que deve ser observado:

  • Deve-se limpar a casa e área externa com frequência;
  •  Deve-se cuidar da higiene do gato com banhos e escovações;
  • Tratamentos complementares naturais são bem vindos (post aqui)
  • E o mais importante: Pulgas e outros parasitas são oportunistas e preferem animais com baixa imunidade e doentes, portante fica atento à saúde de seu gato, forneça ração de qualidade (post aqui), água fresca (post aqui), vacinas e visitas regulares ao veterinário.

Ração sem transgênicos para gatos

Tratamento natural para alergias em gatos

Como fornecer água para seu gato corretamente

ONDE COMPRAR

Não foi fácil achar a Terra Diatomácea grau alimentar (food grade) a venda no Brasil, mas achei um fornecedor que vende de produtores norte-americanos.Está a venda no Mercado Livre aqui por 19,99 reais 500 g.Abaixo informações sobre o produto.

 

Observação: Este post não exclui a consulta ao veterinário.Qualquer dúvida ou adversidade sempre consulte o profissional.Não é um post de publicidade.Paguei pelo produto e faço uso do mesmo.

0

Your Cart