google-site-verification: google0eef1004958cdb5b.html

11 alimentos perigosos para gatos

Quando estamos comendo às vezes olhamos para o lado e lá estão aqueles grandes olhos claros e brilhantes nos implorando por um pedacinho do que está no nosso prato e nós ficamos com dó e acabamos cedendo, não é mesmo? Mas cuidado, alguns dos alimentos que ingerimos são potencialmente perigosos e  fatais para nossos bichanos. Abaixo uma lista com alguns deles:

Alho e cebola- Sejam eles puros ou usados no tempero de alimentos são extremamente tóxicos pois contém substâncias que desintegram os glóbulos vermelhos dos gatos causando anemia.

Leite e derivados- Gatos são intolerantes a lactose e podem sofrer reações adversas com a ingestão destes produtos como diarreia e vômito.

Cafeína-Presente no café, chá dentre outros, a cafeína pode causar taquicardia e ser potencialmente perigosa para gatos hipertensos.

Gordura animal- Parece estranho pois os gatos são carnívoros e necessitam de carne para se manter porém não devemos dar estes alimentos ao acaso pois são muito calóricos e favorece a obesidade e problemas gastrointestinais. Além disso a carne crua pode conter agentes transmissores de doenças. Alguns peixes, inclusive, contém enzimas que destroem a tiamina dos gatos causando problemas neurológicos, convulsões e coma. Se a pessoa não sabe como fornecer alimentação natural aos gatos a qual é bem específica, o melhor é fornecer rações de boa qualidade (post sobre ração sem transgênicos aqui) que já estarão balanceadas com as necessidades dos felinos.

Doces diet com xilitol-Causam deficiência renal

Ossos- além de poder causar feridas no sistema gastrointestinal.os ossos, por serem ricos em minerais ,podem causar também problemas no trato urinário.

Chocolate-Possuem substâncias tóxicas que podem ser fatais.como a teobromina, que não é bem aceita pelo organismo felino e oferece risco de intoxicação. Ela estimula de forma negativa o sistema nervoso e fluxo sanguíneo dos animais, elevando a temperatura e desregulando o ritmo do coração, o que leva a uma parada cardíaca. Pode haver também prejuízos aos pulmões, rins, além de vômitos, sede anormal, tremores, hiperatividade e respiração acelerada.

Azeitona- Hel adora!!! Só que não pode.Não necessariamente pela azeitona mas sim pela quantidade de sódio que é prejudicial aos rins. Depois do último flagra (aqui) tomo muito cuidado para isso não se repetir.Inclusive ela teve diarreia depois disso.

Carboidratos-Presente nos pães, massas, os carboidratos não devem ser fornecidos aos gatos.Diferente dos humanos, os gatos obtém energia através das proteínas e fornecer esse tipo de alimento só vai favorecer a obesidade.

Álcool-Mesmo em pequenas quantidades pode ser fatal.

Abacate-Em qualquer parte desse alimento há uma substância tóxica chamada persin que pode ocasionar problemas gástricos.

Fontes: Homeless to Housecats, Veja Abril, Viver Bem Animal,

OBSERVAÇÃO

Estes são alguns dos alimentos perigosos mas com a avanço do estudo sobre felinos (recente se comparado com o de cães) outras descobertas podem ser feitas e neste caso por mais que seja sofrido ver aqueles olhos nos encarando é melhor fornecer apenas alimentação adequada feita exclusivamente para eles, afinal muitos já sabem que gatos também são extremamente sensíveis e costumam sofrer intoxicação com facilidade.=^.^=

0

Your Cart