google-site-verification: google0eef1004958cdb5b.html

Cuidados com os gatos no frio

Já devem ter notado que gatos adoram lugares quentinhos e até mesmo mais fechados.Às vezes até nos assustamos achando que nossos bichanos sumiram e lá estão eles nas gavetas, armários ou debaixo das cobertas.

A temperatura corporal média dos gatos é por volta de 38,5 ºC enquanto a nossa temperatura é em média 36 ºC. Por aí já dá para perceber que nossos gatinhos devem sempre ser mais quentinhos que a gente.Então se perceber que estão na mesma temperatura ou até inferior, eles provavelmente estão com hipotermia e cuidados devem ser tomados sendo que a melhor atitude é a prevenção, afinal como gatos do deserto esses animais são muito sensíveis ao frio.

DOENÇAS CAUSADAS PELO FRIO

A principal das doenças que aparecem com maior frequência em dias frios é a Rinotraqueíte Viral Felina que é causada por um vírus e é altamente contagiosa.Atinge principalmente filhotes e adultos com baixa imunidade.Os primeiros sinais da doença são espirros, febre, rinite e salivação. Uma descarga nasal e ocular inicialmente serosa, que rapidamente transforma-se em mucopurulenta, é típica da doença. Após temos anorexia, depressão e pelos ásperos. Fonte Bastadotar

Cuidados devem ser tomados como evitar transitar com seu gato em locais de grande aglomeração de animais, mas o principal é vacinar o seu gato anualmente pois assim ele estará imune a essa doença.Todos os anos Hel toma a vacina polivalente e a anti-rábica, então nunca apresentou a doença. A polivalente pode ser encontrada em duas versões diferentes: tríplice e quádrupla – respectivamente chamadas de V3 e V4. A V3 (Vacina Tríplice) previne os gatos contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose; enquanto a V4 (Vacina Quádrupla), além de todos os antígenos contidos na V3, inclui, ainda, a proteção contra a Clamidiose. Fonte cachorrogato.

Cartão de vacina de Hel

CUIDADOS ESSENCIAIS

Mesmo com a vacina tomada os gatos ainda sentem muito desconforto no frio, então cuidados simples podem e devem ser tomados principalmente quando os gatos tem pelagem curta ou sem pelos (Sphinks) e gatos que apresentam dores nas articulações pois estas costumam piorar no frio.

DENTRO DE CASA

Reserve um lugar quentinho como caminhas ou até mesmo uma caixinha forrada com cobertores. Gatos são muito higiênicos e se lambem boa parte do dia, logo, roupinhas não são muito recomendadas. Eles podem ficar até paralisados quando vestidos. Exceção vale para os gatos sem pelos ou até mesmo aqueles que se sintam confortáveis com a roupa.

Hel gosta mesmo é de cama, particularmente as camas dos humanos, então eu a deixo a vontade para se deitar nos edredons. Ela também ama colo. Não posso me sentar e ela surge do nada pulando em cima e já se enfiando em baixo das minhas blusas.À noite ela dorme grudada  comigo debaixo das cobertas e é uma delícia pois ela é super quentinha e ajuda a me aquecer e também favorece os laços de afeição.Bom, eu pelo menos não imagino outro lugar para Hel dormir que não seja junto de mim.

Um dia típico de frio e Hel e Sophia na minha cama

ACIDENTES NO FRIO

Evite gavetas e armários abertos para que eles não entrem e acabem se sufocando caso alguém feche sem querer.Cuidado também com os carros.Eles podem procurar refúgio entre as rodas ou no motor.

Ainda bem que vi a tempo

Muito CUIDADO com fontes de calor como fogão, ferro de passar roupa e outros equipamentos elétricos pois eles podem acabar se machucando ao procurar se aquecer nestes lugares.Podem queimar as patinhas ou sofrer algum choque elétrico.

NO BANHO

Costumo dar banho em Hel de 15 em 15 dias mas em dias frios e úmidos costumo dar um maior espaço de tempo entre os banhos.

O banho é sempre morno e dentro do banheiro sem correntes externas de ar. Depois procede-se a devida secagem com toalhas e secador de cabelo em temperatura morna.Nunca nem em tempo quente deixe os gatos secarem ao natural. Além de ficaram estressados isso afetará o pulmão deles e favorecerá o surgimento de doenças.

Depois e ao longo do dia um solzinho é sempre bem vindo. Hel sempre aproveita as frestas de sol.Além de aquecê-los, ajuda a fortalecer os ossos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Your Cart